UNEMAT: Universidade deve ser implantada já no próximo ano.

por RAFAEL — publicado 14/11/2018 10h50, última modificação 14/01/2019 18h12

Os Vereadores de Querência se reuniram na última segunda-feira (12), juntamente com o Prefeito Fernando Gorgen, Vice-prefeito João Pizzi, Chefe de Gabinete Elvon e Secretária de Educação Rosita Hahn, e responsáveis pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) a onde discutiram assuntos referente a implantação do curso de Agronomia em Querência.

Na oportunidade, a comitiva da Unemat visitou a Escola Municipal Agrícola de Querência (EMAQUE), que deve ser o polo do curso. As instalações foram avaliadas positivamente, uma vez que a estrutura da Emaque fornece várias ferramentas úteis ao curso de Agronomia.

O Ensino Superior Público é um sonho antigo da comunidade Querenciana, e ao que tudo indica está bem próximo de se concretizar. A expectativa é de em 2.019 já sejam ofertadas as primeiras vagas para o curso de extensão de Agronomia da Unemat, em parceria com a prefeitura de Querência. A princípio são cogitadas cerca de 50 vagas.

Estima-se que o custo de implantação do polo em Querência fique em torno de R$ 1,3 milhão. O investimento deve partir da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), órgão que mantém a UNEMAT, com uma contrapartida do município.

“Acreditamos que a partir do próximo ano teremos um curso de agronomia dentro do município, isso é uma luta por parte dos vereadores, do poder executivo e da secretaria de educação, esse curso passa a ser uma realidade que a população poderá usufruir dos cursos que viram no futuro.” Disse o presidente da Câmara, Valdenício Anjos (Vavá).

A escolha do curso de Agronomia, como primeiro curso de ensino superior público para Querência, se dá justamente pelo fato da economia da cidade girar em torno da agropecuária.

O anseio de toda comunidade Querenciana com a vinda de um curso de extensão da Unemat para o município é que, além de destaque como produtora agrícola, a cidade também se consolide como polo de conhecimento e pesquisa na região.