Quer ocupar uma vaga temporária no Censo 2022 em Querência?

por Rafael Spanholi publicado 17/12/2021 00h52, última modificação 17/12/2021 00h52
IBGE lança quatro editais para 208,7 mil vagas; veja requisitos, salários e como participar.
Só para recenseador são 15 vagas no município de Querência - MT, funções são temporárias e exigem nível fundamental e médio de escolaridade.
As outras 2 vagas são, 1 de Agente Censitário
Municipal e 1 Agente Censitário
Supervisor.

Nos últimos dias, o IBGE lançou quatro editais para o total de 208.703 vagas. Só para recenseador são 183.021 vagas. As demais são para agentes e coordenadores censitários.

Agente censitário municipal
Total de vagas: 1
Remuneração: R$ 2.100
Previsão de duração do contrato: 5 meses
Requisito: nível médio de escolaridade
O que faz: gerencia o posto de coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico 2022, estará à frente de dois tipos de ações: Administrativas (controle e à gestão dos recursos humanos e materiais do posto de coleta) e Técnico-operacionais (gestor de uma equipe de agentes censitários supervisores e recenseadores em que acompanhará e orientará a coleta de dados).
Locais das vagas: 4.409 municípios em todas as unidades da Federação
Prazo de inscrições e taxa: 29 de dezembro de 2021; R$ 60,50
Previsão de contratação: a partir de 31 de maio de 2022

Agente censitário supervisor
Total de vagas: 1
Remuneração: R$ 1.700
Previsão de duração do contrato: 5 meses
Requisito: nível médio de escolaridade
O que faz: exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática e administrativas. Está subordinado ao agente censitário municipal. Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.
Locais das vagas: 4.409 municípios em todas as unidades da Federação
Prazo de inscrições e taxa: 29 de dezembro de 2021; R$ 60,50
Previsão de contratação: a partir de 31 de maio de 2022

Recenseador
Total de vagas: 15
Remuneração: de acordo com a produção - quanto mais entrevistas realiza, quanto mais coletas ele faz, mais ele recebe
Previsão de duração do contrato: 3 meses
Requisito: nível fundamental de escolaridade
O que faz: responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.
Locais das vagas: 5.297 municípios em todas as unidades da Federação
Prazo de inscrições e taxa: 29 de dezembro de 2021; R$ 57,50
Previsão de contratação: junho de 2022

Como concorrer a mais de um cargo
O candidato que deseja concorrer a mais de um cargo deve prestar atenção ao dia e horário das provas.

No caso dos cargos de agente censitário de administração e informática e coordenador censitário de área, as provas serão no mesmo dia e horário (das 13h às 17h), portanto, o candidato não poderá se inscrever para ambos os cargos.

Já as provas para agentes censitários municipal e supervisor e para recenseador serão realizadas em turnos diferentes - de manhã para recenseador e de tarde para agente censitário -, portanto, os candidatos podem se inscrever para ambos os cargos.

Outro detalhe importante é que as vagas para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor terão inscrição única. Ao candidato que obtiver melhor classificação no concurso será oferecida a vaga de Agente Censitário Municipal. Aos demais classificados serão asseguradas as vagas de Agente Censitário Supervisor.

Mais informações em www.ibge.gov.br