Encontro de Jornalismo Legislativo ocorreu em Brasília fortalecendo a importância da comunicação pública

por Aquila — publicado 01/10/2018 14h21, última modificação 14/01/2019 18h12 Sergio Lerrer - Pro Legislativo
A valorização e fortalecimento da comunicação no poder legislativo foi um dos objetivos do Encontro de Jornalismo Legislativo ocorrido nos dias 27 e 28 de setembro, em Brasília, promovido pelo Portal Pro Legislativo com a curadoria do jornalista Sergio Lerrer.

Segundo Sergio Lerrer, “a profissionalização da comunicação em cada Câmara Municipal e Assembleia Legislativa garante mais eficiência nos laços entre os cidadãos e o legislativo, a democracia e o resgate da politica como construção de politicas públicas mais promissoras e sustentáveis. O aumento da visibilidade via comunicação faz todos os padrões internos e externos avançarem”.

O evento foi realizado através de uma rodada de visitas e encontro de palestras e trocas de ideias em departamentos de comunicação e redações.

Correio Braziliense

A turma de Jornalistas, profissionais de comunicação e Vereadores de Câmaras e Assembleias presentes estiveram na redação do jornal do Correio Braziliense,o principal da capital federal. Foram recebidos pelo Diretor Executivo, Vicente Nunes, pelo editor de política, Leonardo Cavalcânti, pelo editor de economia, Paulo Silva Pinto, pela editorialista Denise Rothemburg, e pela jornalista de economia Vera Batista.

Na oportunidade debateram os rumos do jornalismo impresso,a transição para o digital, os formatos de um portal multimédia, e os desafios de cobrir o poder público, a política e a relação com as assessorias de imprensa.

Senado Federal

No Senado Federal foram realizados encontros com profissionais especializados buscando a troca de ideias, formação e intercâmbio.

A jornalista Gisele Chassot relatou ao grupo suas rotinas e estratégias para fazer uma comunicação de gabinete parlamentar via redes sociais e relação com a imprensa. Ela tem 20 anos de experiência como jornalista de gabinete no Congresso Nacional trabalhando para diversos partidos.

A jornalista Larissa Bortoni, com 15 anos de experiência da Rádio Senado, compartilhou critérios que adquiriu na forma de selecionar pautas, ter relações profissionais e isentas com os parlamentares e elevar o padrão do conteúdo jornalístico para entendimento do público comum.

Já Luiz Carlos Santana, professor de web jornalismo legislativo, fez palestra sobre os conceitos do jornalismo produzido dentro do Poder Legislativo, sua visão técnica e editorial sobre cuidados para respeitar e dar credibilidade a para a informação produzida dentro do poder público.

Posteriormente o grupo teve a apresentação de Flávio Farias, jornalista diretor da Agência Senado, que desenvolve o portal da casa, materiais de memória, jornal diário e publicações. Flávio sublinhou a importância do setor de comunicação de um legislativo trabalhar com profissionalismo e isenção, cuidando de produzir conteúdo sempre em foco nas pautas institucionais e da agenda da casa.

TCU

A diretora de comunicação do TCU, Ana Cristina Siqueira, apresentou ao grupo do Encontro de Jornalismo Legislativo as rotinas do departamento, estrutura, formatos utilizados, nas mídias off line e online.

Ressaltou que uma das missões importantes da comunicação é traduzir para o cidadão comum o tecnicismo e juridiquês das contas públicas. E procurar maneiras mais amigáveis deste conteúdo, de maneira que possa der entendido com mais facilidade.

Discorreu também sobre a relevância da comunicação interna, já que o TCU tem servidores espalhados em todos Estados Brasileiros. A comunicação para “dentro”, segundo ela, não pode ser desprezada e é muito valorizada por todos.

Também no TCU a turma dos participantes assistiu palestra do sociólogo Cristiano Ferri, servidor da Câmara dos Deputados, um dos fundadores do Laboratório Hacker, e participante de diversos Fóruns internacionais e latino americanos sobre Governo Aberto e Parlamento Aberto. Ele falou sobre a integração das necessidades de maior papel do legislativo, convergindo com novas formas de comunicação e de tecnologia. Segundo ele, neste momento, está de certa forma sendo incubado um novo modelo de fazer a democracia que só vamos perceber com o tempo.

Laboratório Hacker – Câmara dos Deputados

Outra etapa do Encontro de Jornalismo Legislativo ocorreu no Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados. A direção do núcleo, desenvolvedores e profissionais receberam a todos e apresentaram formatos de portais e ferramentas tecno-digitais que estão permitindo o legislativo ser mais interativo e aberto.

Assim como a Câmara dos Deputados, ou a Câmara Municipal, os legislativos do Brasil tem procurado novas soluções para manter a atenção da população. Com um cidadão cada vez mais ocupado e com dificuldades de mobilidade, permitir a participação das pessoas de forma remota ou pelos meios digitais passa a ser uma possibilidade bastante real.

O trabalho do Laboratório Hacker tem o mérito de trazer um modelo novo de pensar em soluções no poder público, que são os conceitos de inovação e desenvolvimento da sociedade moderna,procurando reinventar os métodos tradicionais com uma nova leitura e novo olhar.

Também participou do evento Luiz Vicente, coordenador do Programa Eco Câmara, que vem procurando impactar os processos da Câmara dos Deputados com valores de sustentabilidade e eco eficiência. O poder público tem a chance de usar o seu poder econômico de compras para melhorar a realidade social e econômica de diversas áreas a favor do meio ambiente. Como complemento, o grupo foi convidado para conhecer o viveiro de árvores e plantas que tem responsabilidade sobre 210 mil metros quadrados verdes deste Poder Legislativo em Brasília.