Câmara Municipal de Querência Homenageia alunos que participaram de conferência Internacional de Jovens Cientistas.

por Aquila — publicado 03/05/2016 17h52, última modificação 14/01/2019 18h04
Colaboradores: Ênya Morais da assessoriaÁGUA BOA NEWS
Na noite dessa segunda feira aconteceu na câmara municipal de Querência a primeira sessão ordinária do mês de Maio, sessão essa presidida pelo vereador Telmo Brito.

Na oportunidade foi apresentada pelo vereador Luiz Busatto três moções de aplausos aos estudantes Guilherme Weber, Ricky Wocher, e Geziel Otávio Gontijo de Ávila

Ricky Wochner e Geziel Ávila que tiveram os projetos selecionados para representar o Brasil, ambos com 15 anos, são estudantes do ensino médio município de Querência. Já Guilherme Weber, que conquistou uma medalha na competição em 2013, chefiou a equipe. Rick elaborou uma revisão prático-bibliográfica sobre as infecções alimentares causadas a partir do Campylobacter, uma bactéria que se aloja no intestino humano e provoca sintomas como dor de cabeça e náuseas. O estudante fala sobre a experiência: “Foi muito interessante, qualquer pessoa gostaria de ter uma oportunidade dessa de representar o país no exterior, foi uma experiência única”, afirmou.

Geziel produziu uma análise prático-epidemiológica no município de Querência sobre o acesso da população jovem às drogas lícitas e ilícitas. Os jovens não alcançaram o pódio, mas ganharam em conhecimento para a vida. “Dei uma arranhadinha no inglês, mas no final deu tudo certo. É muito diferente de quando se está no seu país”, explica Geziel.

O Presidente Telmo Brito Parabenizou os alunos – “Para nós do município de Querência e uma satisfação incalculável em homenagear esses jovens que tão bem nos representou na 23ª Internacional Conference of Young Scientists na cidade de Cluj-Napoca, Transilvânia, Parabéns.

Vereador Luiz Busatto explicou das dificuldades existentes em eventos desse nível – “Com a menor delegação da feira, os estudantes competiram com jovens cientistas da Alemanha, França, Rússia, Holanda, China, Reino Unido e Coréia do Sul.

O objetivo era desenvolver um projeto com temas ligados à Física, Matemática, Ciências da Computação, Ciências Ambientais e Ciências Humanas e ficamos felizes em ver que em meio as dificuldades nossos alunos se destacaram e continuaram se destacando ao longo dos anos vindouros.