Câmara de Querencia aderi ao sistema eletrônico para fiscalizar 100% das compras públicas.

por RAFAEL — publicado 27/11/2018 17h37, última modificação 14/01/2019 18h12

Participam do lançamento o presidente da Câmara vereador Vava acompanhado pelo vereador Marcos Amorim, Contadora Gardenia Neri, Tesoureira Marta LUCIA e os servidores Eli de Oliveira e Rafael Spanholi.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso lançou nesta sexta-feira (23/11), uma poderosa ferramenta de fiscalização e transparência de compras efetuadas pelas instituições públicas municipais e do Estado. No lançamento oficial foi apresentado o primeiro módulo do sistema Radar de Controle Público. Já em funcionamento, o Módulo Compras Públicas reúne informações de preços praticados para todos os itens de todas as mais de 15 mil licitações homologadas em 2017 e 2018. A ferramenta oferece a variação de preço pago por material/produto e serviço, quem comprou e quem vendeu. Vai emitir alertas para a fiscalização quando um preço destoar da média. Ao mesmo tempo, o Radar oferecerá a opção de 23 filtros para pesquisa aberta.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do sistema, no lançamento da ferramenta para o público interno composto por auditores e técnicos do TCE-MT, no dia 24 de outubro, Foi mostrada qual unidade gestora pagou o menor preço, qual pagou o maior preço, o nome das empresas fornecedoras do menor e maior preço. Também foi exercitado pesquisa sobre a relação de fornecedores que mais atendem aos órgãos públicos, seja no geral, seja por município ou unidade.

O desenvolvimento do Radar de Controle Público foi iniciado em 2016, na gestão do conselheiro Antonio Joaquim e prosseguiu na gestão do conselheiro Domingos Neto. A supervisão técnica está a cargo da auditora pública externa Lisandra Barros e do atual secretário-geral de Controle Externo do TCE-MT, Volmar Bucco Junior.