Agosto Lilás vira tema para uma roda de conversa entre autoridades e moradores de Querência.

por Rafael Spanholi publicado 12/08/2022 13h02, última modificação 12/08/2022 13h02

Na manhã desta sexta-feira na Assistência Social, aconteceu uma roda de conversa sobre o Agosto Lilás, organizada pelo Conselho da Mulher de Querência, e teve vários convidados, entre autoridades tanto das Policias Militar e Civil, Ministério Público e Advogados, como Câmara Municipal, Prefeitura, responsáveis pela saúde do município e a sociedade, as vereadoras Rozaine Presença e Rosiane Galvão estiveram no evento, juntamente com a procuradora Jurídica da Câmara Municipal, Dra. Kelly Cristina.

O tema da conversa é o Agosto Lilás, mês que representa a conscientização e combate à violência contra a mulher, a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Lei 4.069/2016 também criou o programa "Maria da Penha Vai a Escola" e nos anos seguintes foram incorporados outras ações, como: Maria da Penha vai à Igreja, Maria da Penha vai ao Campo, Maria da Penha vai à Empresa, Maria da Penha vai à Aldeia, Maria da Penha vai ao Quilombo, Maria da Penha vai ao Bairro, Maria da Penha vai à Feira.

Nosso município já vem tomando algumas providencia para apoiar a mulher que sobre violência, em março foi inaugurado a “Sala da Mulher” que atenderá e acolherá de forma adequada vítimas de violências doméstica e familiar da região, o ambiente foi adaptado nas dependências da Delegacia de Polícia de Querência para proporcionar um trabalho exclusivo de atendimento humanizado.